Weby shortcut
LOGOMARCA labofeg

PAMIRA - Programa ambiental de desenvolvimento integrado da bacia do Rio Araguaia

Atualizado em 27/05/19 18:46.

Programa Ambiental de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Rio Araguaia coordenado pela Professora Selma Simões de Castro, no Laboratório de Geomorfologia, Pedologia  e Geografia Física (LABOGEF) do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA).

 

Trabalhos de pesquisa Desenvolvidos

Dissertação de mestrado

Mariana Nascimento Siqueira. Avaliação Geoecológica do processo de fragmentação dos Remanescentes do Cerrado e estado de conservação em relação às mudanças de uso do solo na sub-bacia do rio das Garças - MT. 2012. 

Neiva Maria Pio de Santana. Chuva, erodibilidade, uso das terras e erosão hídrica linear na lata bacia do rio Araguaia. 2007. 

Karla Maria Silva de Faria. Caracterização dos remanescentes de Cerrado e suas relações com o uso e ocupação das terras da Alta Bacia do rio Araguaia. 2006.

Rosane Amaral Alves da Silva. Arenização/Desertificação no Setor Sul da Alta Bacia do Rio Araguaia (GO/MT): distribuição e fatores condicionantes de formação dos areais. 2006.

Victória Cristina de Oliveira. Suscetibilidade e risco à erosão laminar no Setor Sul do alto curso da bacia do rio Araguaia (GO/MT): discussão metodológica e proposta de avaliação espacial. 2004.

Luciano Xavier. Suscetibilidade natural e risco à erosão linear no setor sul do alto curso do rio AraguaiaGO/MT): subsídios ao planejamento geoambiental. 2003. 

Gilberto Vianna Marinho. Caracterização fisico-hídrica e da suscetibilidade erosiva linear dos solos da sub bacia do córrego Queixada na alta bacia do rio Araguaia-GO. 2003.

Abelson Rezende. Estudo do processo de voçorocamento na bacia do córrego Capivara, alta bacia do rio Araguaia em Mineiros-GO. 2003.

Maria Gonçalves da Silva Barbalho. Morfopedologia aplicada ao diagnóstico e diretrizes para o controle dos processos erosivos lineares na alta bacia do rio Araguaia. 2002.

 

Tese de doutorado

Mariana Nascimento Siqueira. Impactos da fragmentação do Cerrado: estudo comparado dos efeitos de borda nos remanescentes e solos das bacias do rio Claro e das Graças. 2016.

Elizon Dias Nunes. Modelagem de Processos Erosivos em Sistemas Pedológicos no Município de Mineiros - GO. 2015.

Gabriel Tenaglia Carneiro. Processo de fragmentação e caracterização dos remanescentes de Cerrado: análise ecológica da paisagem da bacia do rio dos Peixes (GO). 2012.

Karla Maria Silva de Faria. Paisagem e Fragmentada e viabilidade de recuperação ambiental para a sub-bacia do rio Claro (GO). 2011.

Maria Gonçalves da Silva Barbalho. Impactos Erosivos nas bacias dos rios Claro e dos Bois, afluentes da alta bacia do rio Araguaia. 2010.

Christian Dias Cabacinha. Caracterização estrutural e física de fragmentos de mata de galeria na alta bacia do rio Araguaia. 2007.

Erides Antunes Campos. Recuperação de áreas degradadas por meio de recomposição vegetal em solos arenosos no sudoeste goiano. 2006.

Atlas Geoambiental das Nascentes do Rio Araguaia

Plano de Controle das Erosões - Nascentes do Araguaia

 

Atlas Geoambiental das Nascentes dos Rios Araguaia e Araguainha

Pamira na mídia 

Risco de desertificação ameaça Alto Araguaia - Folha de São Paulo

O aumento das praias do Araguaia é um dos sintomas a revelar que ele está doente - Jornal Opção

Bacia do Rio Araguaia: Pesquisas completam 15 anos e apresentam dados preocupantes - Jornal UFG

 

Publicações Dossiê Araguaia