LOGOMARCA labofeg

Resultados do Projeto de Pesquisa

Atualizado em 30/04/20 12:09.

Geoecologia da paisagem: Dinâmicas e integridades socioambientais da Microrregião do Vão do Paranã – Goiás

Coordenação: Profª. Drª. Karla Maria Silva de Faria

Financiamento: Edital Universal CNPQ 2016

Sob uma abordagem geoecológica foi avaliada a dinâmica espacial e ambiental da microrregião do Vão do Paranã, no nordeste do estado de Goiás, que apresenta carência de estudos em nível de detalhe sobre os usos solos e fragilidades ambientais. A região em questão apresenta altíssima relevância ambiental para o Bioma Cerrado, mas que atualmente é alvo de processo de conversão e antropização vinculadas à expansão das atividades agropecuária em território goiano e do oeste da Bahia. Concentram-se na área de estudo Unidades de Conservação de Uso sustentável e integral sob a responsabilidade estadual e federal que induz a adoção e investigação das variáveis que são utilizadas em planos de manejo biorregionais em escala de detalhe e semi-detalhe, sob uma abordagem geoecológica. Esta abordagem privilegia o estudo do homem sobre a paisagem e a gestão do território, pois a mesma permite entender o resultado da combinação dinâmica de elementos físicos, biológicos e antrópicos que interagem dialeticamente uns com os outros sobre certa porção da superfície terrestre, especializando, quantificando e qualificando a estrutura da paisagem.  Os resultados irão contribuir para as discussões sobre gestão de áreas protegidas e estratégias de planejamento regional e territorial e local da área selecionada e, almeja-se que balize estudos para outras regiões, pois objetiva-se a definição de indicadores geoecológicos que possam ser utilizados para politicas de planejamento territorial e ambiental. Por fim, o projeto é uma estratégia para articular e consolidar redes de pesquisas entre instituições e a formação de pesquisadores em nível de iniciação cientifica e pós graduação. 

Palavras Chave: estrutura da paisagem, análise biorregional, Unidades de Conservação, análise integrada, indicadores geoecológicos.

Resultados Obtidos: 

Zoneamento geoambiental  Acesso aos Layouts

Histórico de degradação da paisagem 

Perfil sócio econômico histórico da região

Avaliação da Integridade ambiental

 

Produtos:

Dissertações 

 Acesso

Trabalhos de Conclusão de curso 

  1.  Dinâmica Da Paisagem E Relações Com O Uso Do Solo E Fragmentação Da Cobertura Vegetal No Município De Flores De Goiás (Go) Entre 1985 E 2017.  
  2.  Unidades De Conservação De Uso Sustentável Regulam O Uso Do Solo? O Caso Da Apa Das Nascentes Do Rio Vermelho (Go). Dayane Lúcio Rodrigues. 
  3.  Uso Da Usle Para Determinação Da Fragilidade Ambiental Em Bacias Hidrográficas Do Vão Do Paranã (Go). Ana Flávia Soares Carneiro

 

Relatórios de Iniciação Científica 

  1.  Geoecologia Da Paisagem: Dinâmicas Socioambientais Das Regiões De Planejamento Do Nordeste De Goiás E Norte Goiano - Matheus Bleza Santos.
  2. Análise Espacial Das Áreas Úmidas Do Bioma Cerrado Na Microrregião Do Vão Do Paranã (Go). Marcos Antônio Bonifácio Da Silva
  3.  Educação Ambiental Em Unidades De Uso Sustentável Na Microrregião Do Vão Do Paranã (Go) Karla Caroline Araújo Freitas
  4.  Determinação Do Risco A Incêndios Vegetacionais Na Microrregião Do Vão Do Paranã (Go). Ana Luisa Gomes Goulart. 
  5. Identificação, Caracterização e Classificação das áreas úmidas do Vão do Paranã: “O Pantanal” de Flores de Goiás. Ana Elisa De Lima Oliveira. 
  6. Determinação de Fragilidade Ambiental das sub-bacias afluentes do Rio Paranã; Vão do Paranã, Nordeste Goiano. Rafael Gustavo Gonçalves Dos Anjos Brito Ferreira. 
  7. Educação Ambiental No Estudo Da Geodiversidade Da Apa Nascentes Do Rio Vermelho. Karla Caroline Araújo Freitas. 

 

Artigos publicados em revistas 

  1. Abordagem morfopedológica para avaliação histórica da estrutura da paisagem no Vão do Paranã (GO). Tássia Andrielle Ponciano; Hellbia Samara Moreira de Carvalho Rodrigues e Karla Maria Silva de Faria. 
  2. Dinâmica espaço-temporal do desmatamento nos territórios da cidadania no nordeste goiano. Helen de Fátima Ribeiro, Karla Maria Silva de Faria, Cássio Henrique Giusti Cezar. 
  3. Dinâmica da paisagem e relações com o uso do solo e fragmentação da cobertura vegetal no município de Flores de Goiás (GO) entre 1985 e 2017. MASCARENHAS, H. G. B.FARIA, Karla Maria Silva 
  4. Geoturismo Como Estratégia Para Conservação Da Geodiversidade Na Área De Preservação Ambiental Nascentes Do Rio Vermelho (Go). FARIA, Karla Maria Silva de; Soares Neto, G. B.

 

Capítulos em E-book

  1. Análise Espacial Das Áreas Úmidas Do Bioma Cerrado Na Microrregião Do Vão Do Paranã (GO). Silva, Marcos Antônio Bonifácio; Faria, Karla Maria Da Silva. 
  2. Efeitos da fragilidade intrínseca dos solos na área de proteção ambiental nascentes do rio vermelho (GO). Goulart, Ana Luiza G.; Bernardo, Caroline. S.; Santos, Gabriela. R.; Faria, Karla Maria Da Silva. 
  3. Unidades de conservação de uso sustentável regulam o uso do solo? O caso da Apa das Nascentes do Rio Vermelho (GO). Rodrigues, Dayane. L.; Faria, Karla Maria Silva de. 

Trabalhos publicados em eventos Regionais, Nacionais e Locais

  1. Educação Ambiental Em Unidades De Uso Sustentável Na Microrregião Do Vão Do Paranã (GO). Freitas, Karla. C. A.; Faria, Karla Maria Silva De. 
  2. Análise Espacial Das Áreas Úmidas Do Bioma Cerrado Na Microrregião Do Vão Do Paranã (Go), Silva, Marcos Antônio Bonifácio da; Faria, Karla Maria Silva de. 
  3. Determinação Do Risco A Incêndios Vegetacionais Na Microrregião Do Vão Do Paranã (Go). Ana Luisa Gomes Goulart; Karla Maria Silva De Faria. 
  4. Educação ambiental no estudo da Geodiversidade da APA nascentes do Rio Vermelho. FREITAS, Karla Caroline Araújo; KARLA MARIA SILVA DE FARIA. 
  5. Identificação, Caracterização e Classificação das áreas úmidas do Vão do Paranã: O Pantanal de Flores de Goiás. Ana Elisa de Lima Oliveira; Maximiliano Bayer.
  6. Vulnerabilidade À Disponibilidade Hídrica No Município De Mambaí (GO). Faria, Karla Maria Silva De; Santos, Matheus. B.; Rodrigues, Dayane. 

 

Educação Ambiental  Cartilha - Trilha do Conhecimento

 

Banco de Dados (disponibilização dos shapes - Em construção)