logo

XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada- XVII SBGFA

Event

http://www.sbgfa.ggf.br/2019/apresentacao.php

: Fortaleza-CE

: October 28, 2018 - June 19, 2019

A Universidade Federal do Ceará - UFC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar- LABOMAR, organizará o XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada- XVII SBGFA, no período de 11 a 15 de junho 2019, na cidade de Fortaleza-CE. O SBGFA conta com o apoio na organização dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UECE e de Pós-graduação em Desenvolvimento em Meio ambiente da UFC. 

A temática escolhida, Geografia Física e as Mudanças Globais pretende, a partir de uma perspectiva holística, oferecer ferramentas teóricas e práticas para discutir as questões referentes à vulnerabilidade, incertezas, causas, adaptação e mitigação dos problemas ambientais, sociais, culturais e econômicos advindos das mudanças globais e às bases dos acordos internacionais. Este tema é importantíssimo no contexto brasileiro e especialmente no Nordeste, região que sediará o evento. 

Dessa forma, os temas das conferências e palestras do XVIII SBGFA, além de contemplarem as áreas de conhecimentos tradicionais da geografia física trazem discussões importantes na escala global, a exemplo dos impactos socioambientais na Amazônia, qualidade e acesso as águas potáveis em países em desenvolvimento, segurança alimentar, geração de energia, consequências geoecológicas, zonas costeiras, desertificação, eventos climáticos extremos, degradação dos solos, riscos e desastres naturais, territorialidades, manejo e conservação. Com igual importância são inseridas temáticas sobre o ensino da geografia física no ambiente escolar, geoarqueologia, geocronologia, geodiversidade e unidades de conservação. 

A geografia física pode contribuir de forma efetiva com o conhecimento científico interdisciplinar, técnicas, tecnologias e sugestões para futuras ações dos tomadores de decisão do governo, das empresas e da sociedade civil. Esperamos que o evento proporcione o fortalecimento das sinergias entre os grupos de pesquisa do Brasil e do Mundo. 

Sejam Bem Vindos ao SBGFA-2019! 
Comissão organizadora