XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (XIX SBGFA)

: Rio de Janeiro

: August 13, 2022 at 20:13 - November 13, 2022 at 20:13

XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada

Apresentação

O Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), que ocorre desde 1984, é um evento bianual e de natureza rotativa que tem entre seus objetivos propiciar a interação entre professores, pesquisadores e estudantes da Geografia Física e áreas correlatas com vistas à promoção do ensino, da pesquisa e, principalmente, do intercâmbio técnico e científico, oportunizando um ambiente adequado para revisitar as bases teórico-metodológicas sem abrir mão da novidade e inovação.

Em sua 19ª edição, o evento retorna pela terceira vez para o estado do Rio de Janeiro e pela segunda para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), agora com aprofundamento de pesquisas com ênfase nas transformações ambientais e metamorfoses do mundo, as quais convergem em atenção para a variável antropogênica. A partir daí, surgem tentativas de colocar em evidência novos processos a partir de termos como Capitoloceno, Quinário e Antropoceno, esse último com mais de 300 mil recorrências em pesquisas listadas no Google Acadêmico.

Diante do contexto supracitado, a comissão organizadora do XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (XIX SBGFA) definiu como tema norteador: “Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo” estruturado em onze eixos temáticos que fomentarão a socialização, reflexão e construção do conhecimento a partir das áreas que compõem a Geografia Física e temas transversais.

Entre 07 e 13 de novembro de 2022, no campus Maracanã da UERJ, na modalidade presencial, o XIX SBGFA será organizado e estruturado para valorização dos diferentes espaços de troca, contando com: conferências, mesas redondas, comunicações científicas, trabalhos de campo, minicursos, sessão de homenagens, exposições, atividades culturais e lançamento de livros.

Através do Instituto de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que se transforma e fortalece diante das crises, terá o prazer de acolher a todas e todos com o calor, o jeitinho e a receptividade carioca.