Manual das Cavernas

Ambientes delicados como as cavernas, os solos e, o Carste de forma geral, ainda são um mistério para grande parte da sociedade, apesar de já serem bastante estudados em pesquisas e trabalhos acadêmicos. Verifica-se assim, a necessidade de maior divulgaçãodos conhecimentos acadêmicos para as pessoas que vivem direta ou indiretamente do solo e que habitem em regiões que existem cavernas.O Projeto Solo na Escola IESA/UFG busca divulgar a importância do solo e de sua conservação na Região Centro-Oeste do País,  que inclui muitas regiões cársticas, algumas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado de Goiás. Proteger os solos eas cavernas é imprescindível para alcançar a sustentabilidade e melhorar a qualidade ambiental e a segurança alimentar das pessoas.Esta cartilha destina-se a indivíduos de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, em escolas, assentamentos rurais e comunidades tradicionais.Este manual é parte integrante das ações de extensão universitária relativas ao Projeto Solo na Escola IESA/UFG, desenvolvidas pelo Pequi Espeleogrupo de Pesquisa e Extensão do Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás – LABOGEF/IESA/UFG.

 

      O Projeto Carste na Escola busca ampliar a consciência de diferentes atores da comunidade que reside e/ou atua sobre terrenos cársticos sobre a alta fragilidade deste ambiente, assim como sobre as medidas conservacionistas necessárias para garantir a produtividade agrícola e a segurança alimentar de sua população. Para a realização dos estudos são aplicadas metodologias participativas que levam os conhecimentos adquiridos no ambiente da universidade para a sociedade, especificamente estudantes, assentados e gestores. Espera-se assim fortalecer os atores essenciais para a transformação da sociedade através do exercício da sustentabilidade.

      Ambientes delicados como as cavernas, os solos e, o Carste de forma geral, ainda são um mistério para grande parte da sociedade, apesar de já serem bastante estudados em pesquisas e trabalhos acadêmicos. Verifica-se assim, a necessidade de maior divulgação
dos conhecimentos acadêmicos para as pessoas que vivem direta ou indiretamente do solo e que habitem em regiões que existem cavernas.
O Projeto Solo na Escola IESA/UFG busca divulgar a importância do solo e de sua conservação na Região Centro-Oeste do País, que inclui muitas regiões cársticas, algumas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado de Goiás. Proteger os solos e
as cavernas é imprescindível para alcançar a sustentabilidade e melhorar a qualidade ambiental e a segurança alimentar das pessoas.
Esta cartilha destina-se a indivíduos de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, em escolas, assentamentos rurais e comunidades tradicionais.

Material didático do tipo cartilha indicado para utilização em ambiente de aprendizagem formal e não-formal sobre Educação espeleológica. Público-alvo: estudantes, docentes e interessados em geral.

Este manual é parte integrante das ações de extensão universitária relativas ao Projeto Solo na Escola IESA/UFG, desenvolvidas pelo Pequi Espeleogrupo de Pesquisa e Extensão do Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás – LABOGEF/IESA/UFG.

Contato:rsmomoli@ufg.br

      Distribuição gratuita, sendo necessária a menção da autoria deste manual e no caso de impressão, que sejam mantidas as cores originais, respeitando assim a qualidade gráfica original.

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MANUAL DAS CAVERNAS. Material didático do tipo cartilha indicado para utilização em ambiente de aprendizagem formal e não-formal sobre Educação espeleológica. Público-alvo: estudantes, docentes e interessados em geral. 15466 Kb a1f883dea7200baaa86cc8ea979dab1f