Trilha Virtual Parque Altamiro de Moura Pacheco - Ameaças das espécies exóticas ao PEAMP
A ocupação de uma vegetação predominantemente ruralizada trouxe consigo, além do contraste na paisagem do Cerrado, outro dos maiores problemas ambientais do parque, que é a presença do capim brachiaria, espécie considerada exótica. Espécies exóticas são espécies que são trazidas a um determinado ambiente por interesse comercial, paisagísticos, dentre outros usos, para determinado lugar onde até então não se havia registros da sua presença e podem se tornar problemas ambientais graves caso se tornem muito bem adaptadas e não possuam reguladores populacionais (BATISTA, 2020).
Em alguns casos, espécies exóticas também podem se tornar muito bem adaptadas e se sobrepor às espécies nativas de uma região através da competição de recursos, e consequentemente levá-las ao processo de extinção. Com a invasão de capim brachiaria, não só houve alterações na composição da paisagem, que antes era um exemplo típico de Cerrado na sua formação fitofisionômica de mata estacional semidecidual, como houve uma diminuição na presença de barreiras naturais contra o fogo.
A presença de capim na UC é um fator de risco e oferece ameaça à biodiversidade e à efetividade de proteção do Parque. Ela também agrava os riscos de incêndios florestais, que é um problema que atinge o parque anualmente e tem efeitos catastróficos na conservação da biodiversidade goiana (VIEIRA; CAMPOS, 2013).