Trilha Virtual Parque Altamiro de Moura Pacheco - Aspectos relativos ao Solo do PEAMP

O solo é uma estrutura que pode contar sobre o histórico de um lugar, além de servir como estrutura e base de processos ecológicos. O solo do PEAMP conta parte do histórico do processo de ocupação do Parque através da sua composição, cor, textura e outros elementos que foram caracterizados em análises (SEMAD, 2021). Classificado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos da EMBRAPA (2006) como predominantemente latossolo vermelho-escuro e roxo-escuro, os tipos de solo do Parque são característicos de ambientes que sofreram intensos processos de modificação.

O latossolo é um solo acidificado e tem argila na sua composição bem como alta concentração de nutrientes como ferro e hidróxido de ferro, que são compostos que podem se tornar tóxicos para a biodiversidade quando encontrados em grandes quantidades (SEMAD, 2021). Essa acidificação do solo pode ser decorrente dos intensos incêndios sofridos no PEAMP e do processo histórico de ocupação anterior à instalação da Unidade de Conservação, que consistia numa propriedade rural.
 

Outros tipos de solo também foram registrados no PEAMP e cada categoria de solo pode contar um pouco sobre a história do ambiente e sobre as tendências que a biodiversidade do local seguirá de acordo com a estrutura e disponibilidade de nutrientes presentes nessa estrutura tão importante.