Estado da Arte das pesquisas da bacia do Rio Meia Ponte

Bacia do Araguaia

 

 

Divulgamos o produto final do projeto de Iniciação Científica realizado pelo discente do curso de Geografia Bacharelado IESA/UFG Murillo Galdino de Oliveira. Em seu PIBIC foi realizado um levantamento científico das pesquisas sobre a bacia do Rio Meia Ponte, criando um banco de dados acessível.
A necessidade deste banco de dados foi constatada durante a primeira fase da expedição Rio Meia Ponte, realizada em 2023.

 

 

Resumo geral

Nos últimos anos, a pesquisa sobre Estado da Arte ou Cienciometria tem se expandido globalmente, motivada pelo aumento da produção científica e o desenvolvimento de tecnologias que facilitam o acesso à informação. A cienciometria envolve a análise quantitativa da produção científica, identificando tendências, avaliando aspectos estatísticos e medindo o crescimento em áreas específicas. A bacia do Rio Meia Ponte, em Goiás, tem sido foco de muitos estudos devido à poluição causada pela urbanização e descarte inadequado de esgoto e resíduos sólidos. Diante disso, o objetivo do projeto de Iniciação Científica foi realizar um levantamento científico das pesquisas sobre a bacia do Rio Meia Ponte, criando um banco de dados acessível. O projeto incluiu revisão bibliográfica, definição de indexadores, seleção de bases de dados e coleta de informações. Foram gerados tabelas e gráficos usando o Excel para analisar tendências, temas centrais, áreas de estudo e pesquisadores. A pesquisa resultou em 229 trabalhos coletados, sendo a Universidade Federal de Goiás a principal instituição responsável pelas publicações. O ano com mais publicações foi 2013.

O banco de dados criado pode ser acessado clicando na figura.

 

 

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Meia Ponte 1999 Kb 40e5f29db8cf0ff18a197e4a2a3ade0c